No dia 12 de setembro, a economista Edinéia Lopes da Cruz Souza (CORECON-PR 8963) ministrou a palestra “Finanças Comportamentais”, na Faculdade Unimeo, em Assis Chateaubriand, por meio do projeto Econolab Economistas Associados e do Grupo de Estudos de Economia Comportamental (GEECOM – PUCPR Toledo).
A palestra fez parte da programação da XVI Jornada Integrada de Cursos da Unimeo e teve como público-alvo os acadêmicos de Ciências Contábeis da instituição de ensino. Durante a apresentação, a economista abordou a importância dos estudos da Economia Comportamental, especialmente na linha de pesquisa de Finanças Comportamentais, para a compreensão do processo decisório das organizações, principalmente quando se trata de decisões envolvendo recursos escassos.
Para a economista Edinéia, “além de discutir a relevância do trabalho transdisciplinar com os economistas, esse momento foi essencial para incentivar os estudantes de Ciências Contábeis a refletirem sobre como o processo de tomada de decisão e a presença de vieses e ruídos afetam as finanças das empresas. Isso é algo que não deve passar despercebido tanto pelos economistas quanto pelos futuros contadores.”
A oficina “Economia Comportamental” foi conduzida pelos economistas paranaenses Edinéia Lopes da Cruz Souza e Kaio Arlei Strelow. Para obter mais informações sobre o assunto, pode-se acessar a plataforma Ead para Economistas do Conselho Federal de Economia, por meio do link: https://www.even3.com.br/economia-comportamental-uma-introducao-aos-principais-conceitos-e-aplicacoes-350686/.