Representantes do Comitê de Olho na Transparência (COT) se reuniram no dia 9 de julho, no Sescap-PR e também de forma online, para discutir as pautas em andamento no grupo. O Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) esteve sendo representado pelos economistas Gilberto Coelho de Miranda Junior e Celso Bernardo, reforçando a importância da entidade na discussão das mudanças no estatuto do Comitê para ampliar sua atuação.
Sob a presidência de Gisele Machioski, representante do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o grupo debateu sobre os próximos projetos a serem analisados, além da proposta de alteração no estatuto para permitir uma fiscalização mais efetiva e comunicação mais transparente com a sociedade paranaense.
Além de Gisele, participaram da reunião Antonio Moacir Pozzobon, também representante do CRCPR; Fabio Karpovicz, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB/PR); e Tânia Terezinha Dobrovolski e Allan Jucovski, representando o SESCAP-PR.
O Comitê de Olho na Transparência, formado em 2015, é composto por representantes do Sescap-PR, CRCPR, Corecon-PR e OAB-PR. O objetivo do grupo é verificar se os órgãos públicos vêm prestando contas das despesas conforme exige a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), especialmente no que diz respeito às empresas que trabalham com dinheiro público.
O Comitê analisa os portais da transparência e, em caso de irregularidade, aponta as falhas por meio de ofício para que sejam tomadas as providências necessárias.
A participação ativa dos economistas do CoreconPR no evento reforça o compromisso da entidade com a transparência e a fiscalização eficaz das contas públicas, visando sempre a melhoria dos mecanismos de controle e a prestação de contas à sociedade.