Com o objetivo valorizar e estimular a produção científica na área econômica, o o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) premiou na última sexta-feira, dia 24/11, em solenidade virtual, os vencedores do 33° Prêmio Paraná de Economia, nas modalidades de Economia Pura e Aplicada e Economia Paranaense. As grandes vencedoras nas duas categorias em disputa, foram: Heloisa Cristina Silva de Almeida (Unioeste/Toledo) e Julia Garani Franco (UEL).
A solenidade foi apresentada pelo coordenador do evento, Sérgio Lopes, e contou ainda com a palavra da vice-presidente do CoreconPR, Andréa Prodhol Kovalczuk, e do presidente do Conselho Federal de Economia, Paulo Dantas da Costa. Na ocasião, foram premiados os três ganhadores nas duas modalidades em disputa, e ainda houve homenagem aos professores orientadores dos trabalhos destacados.
Economia Pura e Aplicada
O primeiro lugar na categoria Economia Pura e Aplicada foi da acadêmica da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Julia Garani Franco, com o tema” Maternidade Solo, Gênero e as Interseccionalidades no Mercado de Trabalho Brasileiro”, que teve a orientação da professora Solange de Cassia Inforzato de Souza.
A segunda posição foi ocupada por Jonas de Paula e Silva, da Universidade Estadual do Paraná – Campo Mourão UNESPAR, com o tema “A Relação Entre Crescimento Econômico e Degradação Ambiental: Emissão de CO2e no Brasil (1990-2018) e as Metas do Acordo de Paris”, orientado pelo professor Bruno Reinoso Hybner.
E o terceiro lugar ficou com o estudante da Universidade Estadual do Oeste – UNIOESTE CASCAVEL, Leonardo Costa, com o tema “Finanças Comportamentais: Uma Aplicação da Teoria do Prospecto a Estudantes Universitários”, que contou com a orientação da professora Kátia Fabiana Rodrigues.
Economia Paranaense
Na modalidade Economia Paranaense, a primeira colocação foi conquistada por Heloisa Cristina Silva de Almeida, da Universidade Estadual do Oeste – UNIOESTE TOLEDO, com o tema “A Economia do Setor Terciário na Região Imediata de Toledo entre 2000 e 2010”, orientado pelo professor, Lucir Reinaldo Alves.
Em segundo lugar, a estudante Bruna Rockembach, da Universidade Estadual do Oeste – UNIOESTE TOLEDO, se destacou com o tema “A Influência das Cooperativas Agropecuárias no Pib Agropecuário dos Municípios do Paraná: Uma Análise Econométrica a Partir dos Dados do Censo Agropecuário de 2017”, orientado pelo professor Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt.
E o terceiro lugar ficou com o acadêmico, Fabrício Thimóteo Gomes de Lima, da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, sobre o “ Impacto Da Isenção de IPVA na Frota de Veículos Elétricos Paranaense: Um Estudo de Caso” com orientação do professor Amarildo Hersen.
Sobre o Prêmio Paraná de Economia
Anualmente o CoreconPR reconhece as Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaboradas por alunos das Instituições de Ensino Superior do Paraná em Ciências Econômicas, por meio do Prêmio Paraná de Economia. São premiados os três primeiros nas duas categorias em disputa: Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada, com a premiação total no valor de R$ 9 mil, distribuída de acordo com o regulamento.
A solenidade completa pode ser acessada no canal do Youtube do Corecon Paraná através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=4-yh0M_MARk