A capital paranaense foi sede do 4º Encontro de Peritos em Economia e Finanças da Região Sul, realizado na tarde da última quinta-feira (24), antecedendo o 27º Encontro de Economistas da Região Sul (ENESUL), na Universidade Positivo – Campus da Praça Osório. O Encontro contou com um circuito de palestras voltadas para a área de perícia reunindo economistas, estudantes e profissionais da área.
A abertura contou com a apresentação da economista Maria Gabriela Fernandes da Silva Nauiack, responsável pela mediação da primeira rodada de palestras. Também participaram da solenidade o presidente do CoreconPR, o economista Celso Machado e a conselheira federal Maria de Fátima Miranda, representando o Cofecon (Conselho Federal de Economia).
A primeira palestra teve como tema “O Que Espera dos Peritos Economistas?, ministrada pelo Desembargador Luiz Henrique Miranda. Em seguida, foi discutido o tema “O Mercado de Trabalho da Perícia para Futuros Profissionais”, com o economista Paulo Roberto Godoy. Outro tema em debate foi “Recuperação Judicial: Conceitos, Vantagens, Panorama da RJ no Brasil e Paraná”, ministrada pela Juíza Dra. Mariana Gluszcynki Fowler Gusso, e para finalizar a primeira rodada de palestras, o economista Eduardo André Cosentino apresentou o tema “Recuperação Judicial por Economistas”.
A segunda rodada de palestras foi mediada pela economista Ivani da Silva Arnhold. Ela teve início com o economista Gustavo da Cunha Raupp, que apresentou o tema “Perícia Trabalhista – Liquidação de Sentença após a Reforma Trabalhista: Nuance Da Adc 58”. Em seguida, a economista Silvânia Madaloz Barbosa, abordou o tema “Autenticidade e Veracidade de Documentos e Assinaturas na Perícia”.