Este curso destina-se à economistas e acadêmicos do Curso de Economia, visando a capacitação dos mesmos às exigências do mercado de trabalho, colocando-os em contato com a realidade empresarial. Nesse caso, capacitá-los para a realização de trabalho na área de consultoria empresarial.
CARGA HORÁRIA: 40 horas
PERÍODO
02 e 30 de abril de 2011 aos sábados – parte teórica.
14 e 28 de maio de 2011 aos sábados – parte prática.
LOCAL DE REALIZAÇÃO: UEPG – Ponta Grossa
NÚMERO DE VAGAS: Máximo:20
Mínimo: 15
CLIENTELA: Economistas, bacharéis de Economia e acadêmicos do curso de Economia e Administração.
JUSTIFICATIVA
Este curso destina-se à economistas e acadêmicos do Curso de Economia, visando a capacitação dos mesmos às exigências do mercado de trabalho, colocando-os em contato com a realidade empresarial. Nesse caso, capacitá-los para a realização de trabalho na área de consultoria empresarial.
Dessa forma, através da vivência com os problemas empresariais, haverá um entrosamento teoria/prática, possibilitando aos participantes a adequação de sua formação profissional às necessidades mais urgentes da conjuntura atual.
E, sabendo-se que a excelência da educação só poderá ser expressa através da formação mais ampla do homem, que será o agente de transformação da sociedade em geral, propõe-se o curso “Metodologia de Diagnóstico”, como instrumento facilitador do processo.
OBJETIVOS
– Objetivo Geral:
Capacitar os participantes na área de Consultoria Empresarial.
– Objetivos Específicos:
-Desenvolver nos participantes a capacidade de identificar problemas organizacionais;
-Fornecer instrumental teórico e prático para que os participantes possam implementar as mudanças comportamentais e organizacionais;
-Preparar consultores para atenderem as micro, pequenas e médias empresas.
ESTRUTURA PROGRAMÁTICA
1) Conceitos Introdutórios
1.1 Consultoria
1.2 Vantagens dos Serviços de Consultoria
1.3 Cuidados na Contratação de uma Consultoria
1.4 Os Principais Passos do Trabalho de Consultoria
1.5 Considerações em Ordem Ética em Consultoria
1.6 O papel do Consultor
1.7 Posicionamento da Empresa de Consultoria
1.8 Miopia Empresarial
2) Pontos importantes na realização do diagnóstico
2.1 O apoio da direção da empresa
2.2 A escolha dos analistas
3) O levantamento de dados
3.1 Visão geral da empresa
3.2 Técnica utilizada
3.3 Cuidados especiais durante a entrevista
4) Questionário
4.1 Dados Gerais
4.2 Processo Administrativo
4.3 Recursos Humanos
4.4 Gestão de Vendas
4.4 Gestão de Compras e Estoques
4.5 Gestão Financeira
5) Implantação na Empresa
6) Análise
7) Relatório Final
CURRÍCULO
Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa na área de Economia;
Administradora do Centro de Estudos e Pesquisas Rouger Miguel Vargas da Universidade Estadual de Ponta Grossa;
Consultora Empresarial;
Economista – CRE nº4.226-9;
Especialista em Gerência Econômica e Financeira;
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas na Área de Economia do Trabalho;
Presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Terão direito ao certificado de conclusão de curso em Metodologia de Diagnóstico os participantes que obtiverem freqüência mínima de 85% das horas aulas ministradas.
INVESTIMENTO ( por participante)
– Para 20 alunos: R$ 150,00 (cento e cincoenta reais);
– Para 15 alunos: R$ 200,00 (duzentos reais);
– Economistas: R$ 200,00 (duzentos reais);